26
Mar 09

Bottle Rocket (1996)

 

O primeiro filme de Wes Anderson (e dos irmãos Wilson) é uma obra curiosa e diferente sobre um grupo de amigos que, apesar de não terem o menor jeito para o crime, pretendem levar a cabo um golpe que supostamente os faria viver tranquilamente até ao fim das suas vidas.
São já notórias algumas das marcas de Anderson, como o humor estranho, as personagens alienadas e invulgares, e as situações altamente rebuscadas que vão acontecendo um pouco por todo o filme.
Não é o seu melhor filme mas é divertido e vê-se muito bem.

Le Samouraï (1967)

 
Jean-Pierre Melville consegue com este filme fazer uma das melhores obras sobre assassinos contratados. É uma homenagem aos anos de ouro do film-noir e uma pérola cinematográfica que inspirou muitos realizadores (como John Woo e Jim Jarmusch). A história é simples e decorre a um ritmo pautado mas cheio de tensão. Não é um filme recheado de cenas de acção mas agarra-nos logo nos primeiros dez minutos (em que não existe uma única fala). Minimalista mas poderoso em termos estilísticos e estéticos, é uma obra que ou se ama ou se detesta. Acrescentando a isto a interpretação natural e contida de Alain Delon, temos aqui uma obra obra-prima sublime e memorável.   
 

 

publicado por Luís Costa às 19:32

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim