09
Mai 09
Por vezes, ofuscados pela notoriedade dos blockbusters, perdermos a oportunidade de assistir a filmes que, apesar de serem produções mais modestas, são verdadeiras pérolas. No caso de da ficção científica não é muito comum que saiam filmes menos conhecidos que nos deixem boquiabertos, principalmente devido ao facto destas obras necessitarem de bons efeitos especiais para nos convencerem e sem dinheiro é complicado faze-los. Mas não nos podemos esquecer que, mais importante que qualquer efeito especial, uma boa história é indispensável.
 
Esta conversa toda serve para vos apresentar dois filmes que se encaixam perfeitamente no que disse. São ambos produzidos por companhias pequenas e pouco conhecidas, têm orçamentos baixos e são protagonizados por actores de segundo plano. São eles Moon e District 9.
 
Moon é um filme sobre um astronauta que se encontra numa missão solitária de três anos na lua. O seu trabalho é recolher um minério que envia para a Terra com o intuito de diminuir os problemas energéticos do nosso planeta. A poucos dias de acabar o contrato acontece algo estranho que talvez hipoteque o seu desejado regresso à terra. Esta é a primeira longa-metragem do realizador Duncan Jones e, se as expectativas induzidas pelo trailer forem satisfeitas, poder-se-á dizer que teve um começo admirável.
 
 
Mas se o futuro se augura auspicioso para o filme anterior devido ao ambiente tenso e carregado psicologicamente que parecer criar, o intrigante trailer e a história de District 9 sugerem muita originalidade. Primeiro porque existem partes durante o trailer que parecem um documentário e depois pela premissa criada. Neste filme uma raça extraterrestre é forçada a viver em condições miseráveis (leia-se: uma mistura de campo de refugiados com uma favela) na terra. Segundo o que me parece, o intuito do filme é passar algum tipo de mensagem social, usando os extraterrestres como metáfora.
 

PS: District 9 já tem data de estreia marcada para Portugal. 27 de Agosto.


publicado por Luís Costa às 14:41

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim