14
Nov 06

  O Livro

“Heart of Darkness” é um romance de Joseph Conrad (03/12/1857 – 03/08/1924). Conrad foi um romancista inglês (nascido na Polónia), conhecido pelo seu estilo irónico e por escrever sobre a capacidade que o homem tem para a auto-ilusão (engano que as pessoas fazem sobre si mesmas).
O livro narra-nos a história de Charlie Marlow, que conta uma aventura sua a um grupo de homens, num barco ancorado no Estuário de Thames. Nessa aventura Marlow era capitão dum “ferry” que navegava no Rio Congo, no Estado Livre do Congo (actual Republica Democrática do Congo). Nessa altura Marlow desenvolve um interesse obsessivo por Kurtz, um agente comerciante de marfim, empregado pelo governo. A reputação de Kurtz é conhecida por toda aquela região.

  O Filme

Apocalypse Now (1979) é um dos grandes (e vários) marcos da obra de Francis Ford Coppola. John Milius e Coppola inspiraram-se para escrever o argumento deste filme na obra de Conrad, mas o produto final é algo diferente do livro. As ideias mantêm-se, mas o cenário e as personagens mudam.
Marlon Brando, Martin Sheen e Robert Duvall efectuam interpretações excelentes e inesquecíveis que marcaram profundamente o filme, tendo Duvall sido nomeado para o Oscar de melhor Actor Secundário. Ainda na academia o filme ganhou o Oscar para melhor Cinematografia e melhor Som. Tendo sido nomeado para mais alguns Óscar (ver prémios e nomeações).
A história desenrola-se durante a Guerra do Vietname, e é sobre uma perigosa missão levada a cabo pelo Capitão Willard, que tem como intuito assassinar o Colonel Kurtz (um Boina Verde renegado que se auto-denominou um Deus entre a tribo que o acolhe) no Cambodja.
publicado por Luís Costa às 22:48

2 comentários:
You smell that? Do you smell that? It's napalm, son. Nothing else in the world smells like that. I love the smell of napalm in the morning.

Provavelmente o melhor filme de sempre!
CVR a 27 de Novembro de 2006 às 11:06

Um dos melhores, sem dúvida.
Obrigado pelo comentário.
Luís Costa a 27 de Novembro de 2006 às 14:09

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim