04
Jan 07
   Titulo português: Relíquia Macabra
   Ano: 1941
   Duração: 101 min
   País: EUA
   Língua: Inglês
   Género: Film-noir
   Realização: John Husto
   Intérpretes:
   Humphrey Bogard
   Mary Astor
   Peter Lorre
   Sydney Greenstreet




  Imdb: 8.4/10 (26.730 votes)
  RottenTomatoes: 100 % Criticas positivas


 


Spade (Bogard) é um detective que possui uma sociedade com Archer (Jerome Cowan). Uma jovem mulher (Mary Astor) aparece no gabinete de Spade e pede-lhe que investigue Thursby, um homem que supostamente estaria envolvido com a sua irmã. Ao investigar este caso o sócio de Spade é assassinado, e pouco depois a policia encontra Thursby já sem vida no seu quarto de hotel. Spade depara-se assim com um caso, muito mais complicado do que parecia ao início, que mais tarde descobre estar relacionado com um artefacto antigo, o Falcão Maltês.

 

Humphrey Bogart e Film-noir juntos são sempre significado de um excelente filme, tanto em termos de qualidade como de entretenimento. Bogard parece ter nascido para representar o detective sedutor, esperto e arrogante típico neste género de filmes.

 

O argumento dos “Film-noir” tende sempre a ser complicado. Este não é excepção à regra. Existem sempre personagens que parecem ser o que não são, mentiras e reviravoltas, montes de reviravoltas. Mas uma coisa acontece durante todo o filme, a personagem interpretada por Bogard tem sempre tudo sob controlo. Cada atitude, cada passo, cada gesto, é meticulosamente pensada por Spade. Mesmo quando parece que as coisas lhe estão a correr mal, mais tarde verifica-se que tinha sido tudo planeado. 

 

Assim pode concluir-se que John Huston fez um bom trabalho na realização deste clássico do cinema. Durante toda a visualização da película ficamos presos ao desenrolar da história e principalmente à personagem Spade, que é o ponto mais forte do filme. Um bom film-noir, mas com certeza não o melhor de sempre.


Nota:

publicado por Luís Costa às 23:05

comentário:
Tenho de ver este film
Footmercato a 19 de Maio de 2010 às 10:23

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores