26
Fev 07


E o Oscar vai para: ver lista de vencedores aqui.

Foi agradável assistir à 79ª Cerimónia dos Oscares. Começando na apresentadora, que apesar de não deslumbrar, cumpriu a sua tarefa . Ellen não esteve ao nível do apresentador do ano passado, Jon Steward, o que também não era tarefa fácil.

A cerimónia não teve muitos momentos mortos e decorreu a bom ritmo. Em termos de espectáculo, gostei especialmente da actuação surpreendente do grupo que fazia as sombras.

Relativamente aos vencedores, não houve grandes surpresas nas principais categorias.

O Oscar de Melhor Filme foi para The Departed, o que não foi grande surpresa, apesar de Babel também ser um sério concorrente.

Os vencedores das categorias de interpretação foram
Forest Whitaker e Helen Mirren, na categoria principal, o que não surpreendeu ninguém, visto quer eram os favoritos. Nos actores secundários pode dizer-se que houve uma surpresa (não para mim), com Alan Arkin a vencer a estatueta (dizia-se que Eddie Murphy era o preferido). Jennifer Hudson venceu o Oscar para Melhor Actriz Secundária.

E agora o prémio que mais gostei, Martin Scorsese como Melhor Realizador. Era o grande favorito da noite mas isso não era razão para termos 100% de certeza que o venceria, visto que não seria a primeira vez que era favorito e acabava por perder para outro realizador. Este prémio é mais que merecido e peca por tardio.
The Departed não é a melhor obra de Scorsese, e por isso é algo irónico que ele vença, mas a Academia tem destas coisas.

Em relação ao Argumento, Little Miss Sunshine venceu como previsto o Melhor Argumento Original e The Departed o Melhor Argumento Adaptado. Sinceramente, acho que o argumento de The Departed  não era a melhor adaptação, mas esta era a sua noite .

El Laberinto del Fauno foi um dos filmes que arrecadou mais prémios. Venceu Melhor Maquilhagem, Melhor Direcção Artística e Melhor Cinematografia. Só categorias técnicas. Ficou a faltar, na minha opinião, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, que foi para Das Leben der Anderen, filme que ainda não vi, mas que também parece ser bastante bom.

Nas categorias de Som, Babel venceu o Oscar para Melhor Banda-Sonora (único Oscar que venceu), Melhor Som foi para Dreamgirls, Melhor Edição de Som para Letters from Iwo Jima e, surpreendentemente, Melhor Música "I Need To Wake Up" do An Inconvenient Truth, quando toda a gente esperava que fosse uma das músicas de Dreamgirls.

Para acabar, um vencedor que me deixou bastante satisfeito, Melhor Documentário para An Inconvenient Truth. Visto que sou um projecto de Engenheiro do Ambiente e adoro cinema, fico bastante contente que as duas coisas se tenham interligado e vencido um Oscar. Apesar de não ter visto os outros documentários, acho este um justo vencedor, nem que seja para publicitar o sério tema que debate. As alterações climáticas são um problema com o qual teremos que lidar o mais rapidamente possível, se não quisermos, num futuro próximo, que os nossos filhos vivam num mundo que terá pouco de habitável.
 
publicado por Luís Costa às 14:07

9 comentários:
Apenas fiquei um pouco triste por o Djimon não ter levado a estatueta por melhor actor secundário. Não digo que o Alan Arkin não mereça, porque merece, simplesmente a cena em que o Djimon chora e grita pelo filho sob a arma que o Leo lhe aponta é tão forte e apaixonante que... Mas ainda não foi desta. Venha mais um Amistad, um Gladiador, um In America. Ele há-de levar um "bonequinho" para casa.
De resto, houve muitos filmes que ainda não vi, por isso, nao vou comentar.
Tokitae a 27 de Fevereiro de 2007 às 01:32

Hounsou é bom actor e se continuar a escolher papeis bons papeis como tem feito até agora, não tardará a vencer um Oscar.
Brigado pelos comments. **
Luís Costa a 27 de Fevereiro de 2007 às 02:10

Só não concordo que o óscar de melhor filme para o Departed não tenha sido uma surpresa! Tudo apontava para o Babel ou talvez para as Cartas de Iwo Jima, até porque quanto ao prémio de melhor realizador quase de certeza que iria para o Scorcese, aí assim não havendo qualquer surpresa.
JORGE a 27 de Fevereiro de 2007 às 23:28

Não acho que antes dos Oscares o Babel tenha demonstrado assim tanto favoritismo. Acho que estava em pé de igualdade com The Departed.
Agora no que a academia é previsível e quando quer homenagear alguém fá-lo logo por completo. Como era de adivinhar que Scorsese iria ganhar, então era provável que The Departed também o fizesse.
Luís Costa a 28 de Fevereiro de 2007 às 00:01

Ahhh, e o Cartas de Iwo Jima, na minha opinião, nunca teve grandes hipóteses.
Luís Costa a 28 de Fevereiro de 2007 às 00:04

Ok... Ja vi o DreamGirls... Vou ser o mais sincera possivel - Que Seca!!! Adoro o Eddie Murphy, mas aquele papelito que ele tem no filme não merece nem meia nomeação para um Óscar. E o filme é chato... Acho que vale pela beleza inquestionável da Beyoncé. E pronto.
Tokitae a 1 de Março de 2007 às 21:38

Ora aí está um filme com várias nomeações para Oscar que eu nem tão cedo espero ver. Musicais não são o meu forte... gosto de todos os géneros de filmes, mas não hesito em colocar este no fim da lista.

Sim,põe lá para o finzinho da lista. O Chicago foi um grande Musical, apesar de tb não ser dos meus filmes favoritos mesmo, mas é umbomfilme. Mas este... Eiiiissshhh...
Tokitae a 4 de Março de 2007 às 22:23

Bem, nós sabemos como a academia costuma funcionar...mts vezes não vencem os melhores, mas sim os que fica melhor ganhar, para a academia ficar bem vista na televisão...é pena, mas é assim.

Uma das coisas que mais me incomoda é o desprezo que dão aos filmes de comédia e seus actores...raramente se ouve falar de algum destes como candidato ou POSSIVEL candidato, e devo dizer que axo injusto, pois fazer rir é tão dificil ou até mais do que fazer chorar.

Mas tendo em conta os prémios este ano, foram quase todos para o alvo esperado, axo bem que finalmente tenham reconhecido valor ao Scorcese (devia era ter sido antes), e gostei tb que olhassem para o "Uma verdade Inconveniente", porque, embora eu ainda não o tenha visto, é sem súvida uma obra que poderá abrir os olhos a mts e quem sabe "obrigar" outros a mudarem suas atitudes! A ver Vamos!
HellRiders a 10 de Março de 2007 às 00:49

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim