28
Fev 07

"Cidade dos Homens" (2003) é uma série brasileira que nos dá a conhecer a vida nas favelas do Rio de Janeiro. A história desenrola-se principalmente à volta de dois adolescentes, Larajina e Acerola, que cresceram e vivem na Favela. No seu dia a dia, estas personagens passam pelas mais diversas desventuras, que tão bem ilustram a dificuldade de viver nas condições em que vivem.
 
Esta série foi feita pelos criadores (Fernando Meirelles, entre outros) de Cidade de Deus e tanto o tema como o estilo são idênticos. Alguns actores de Cidade de Deus estão também presentes na série. Os problemas abordados nestas duas obras são as dificuldades que os habitantes passam devido à pobreza e ao domínio instável da favela por parte de “gangs”.
 
Ainda só vi a primeira temporada, que é apenas constituída por 4 episódios de aproximadamente 30 minutos, e adorei o que vi. A série é dramática mas tem muitos momentos cómicos, que são bastante eficazes a aliviar a tensão dos assuntos retratados.
Em apenas 4 episódios assistimos a várias mudanças de líder nos gangs (ou são mortos ou presos), à constante “invasão” da favela por parte da polícia, de que resultam sempre vários inocentes mortos, à tentação que as personagens principais sofrem para entrarem no mundo do crime e às diferenças (por vezes menores do que se pensa) entre as classes sociais no Brasil.
 
Para quem gostou de Cidade de Deus é imprescindível ver esta série. A primeira temporada deixou-me com água na boca e espero ver a segunda logo que possível. A série está excelente do ponto de vista técnico e tem um argumento bastante bom que nos faz criar uma empatia com as duas personagens principais e desejar que se dêem bem na vida. Faz-nos ainda reflectir sobre como ainda existem sítios no mundo com pessoas a viver nestas condições e principalmente tão perto de outras pessoas com um nível de vida acima da média. Uma série a não perder.
publicado por Luís Costa às 19:33

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim