08
Mar 07
The 50 Greatest Cartoons: As Selected by 1,000 Animation Professionals foi um livro escrito pelo historiador de banda-desenhada Jerry Beck, em 1994. O livro contém uma lista dos 50 melhores cartoons de todos os tempos, votada por pessoas ligadas a este ramo. Uma das condições da lista era que o Cartoon não excedesse os 30 minutos.
Ao dar uma vista de olhos pela lista verifica-se facilmente que não existem filmes não Norte-Americanos, e poucos são posteriores a 1960. Mais uma vez os americanos demonstram como estão tão virados para si mesmo e nem olham para o excelente trabalho que se faz, por exemplo, na Europa e no Japão. Mas esquecendo esse facto, esta lista não deixa de ter grandes clássicos de animação, que têm qualidades inegáveis.
Visto que ser tornaria demasiado extenso apresentar os 50 cartoons, seguidamente está o top 10 desta lista e alguns links para os respectivos vídeos.

1. What's Opera, Doc? (1957)

What's Opera, Doc?
é um curta animada realizada por Chuck Jones, onde Elmur Fudd persegue Bugs Bunny durante uma paródia à ópera, particularmente a O Anel do Nibelungo, de Wagner. (clique aqui ou na imagem para ver)






2. Duck Amuck (1953)

Duck Amuck
é um cartoon surreal produzido pela Warner Bros., e  faz parte da série "Merrie Melodies". A personagem principal é Daffy Duck, que á atormentado por uma animador sádico que muda constantemente a localização, animação, voz, aparência física e até a forma de Daffy.





3. The Band Concert (1935)

The Band Concert  é um cartoon de Walt Disney, produzido em 1935, onde Mickey Mouse é um maestro de uma orquestra de rua.







4. Duck Dodgers in the 24½th Century (1953)

A Looney Tunes produziu Duck Dodgers in the 24½th Century em 1953. Desta vez  Daffy Duck é um herói espacial de nome Duck Dodgers, Porky Pig o seu assistente e Marvin the Martian o vilão. (clique aqui ou na imagem para ver)






5. One Froggy Evening (1955)

Deste cartoon já falei aqui no blog. (clique aqui ou na imagem para ver)










6. Gertie the Dinosaur (1914)

Este foi um dos primeiros cartoons a ser feito, e inspirou muitos gerações de animadores. Foi realizado por Winsor McCay, e tem um dinossauro no papel principal. (clique aqui ou na imagem para ver)







7. Red Hot Riding Hood (1943)

Cartoon produzido pela famosa companhia MGM, em 1943. O realizador Tex Avery fez desta animação curta uma das mais memoráveis de sempre. (clique aqui ou na imagem para ver)











8. Porky in Wackyland (1938)

No cartoon de 1938, Porky in Wackyland, Porky Pig vai à caça numa paisagem surreal de Salvador Dalí com o intuito de apanhar uma ave Do-Do. (clique aqui ou na imagem para ver)








9. Gerald McBoing-Boing (1950)

Este cartoon venceu o Oscar de melhor curta em 1951 e conta-nos a história de um rapaz que falava com sons de efeitos especiais em vez de palavras. (clique aqui ou na imagem para ver)






10. King-Size Canary (1947)

Para acabar, uma curta de 1947, também produzida pela MGM e realizada por Tex Avery. Esta conta-nos a história de um canário, gato e cão gigantes. (clique aqui ou na imagem para ver)





publicado por Luís Costa às 22:43

4 comentários:
Olha olha. Excelente. Só conheço os dois primeiros e o oitavo, por isso deixa lá dar uma olhadela nisto tudo.

Um abraço!
Knoxville a 9 de Março de 2007 às 06:53

Ora cá está um topic diferente, mas do bons!

Belos tempos sim senhor, em que eu era puto e via esses bonecos todos que tão aqui...

Aliás, eu ainda tenho alguns destes ali numas cassetes...Pensado nisso, axo que vou dar uma vistinha de olhos, looooll!
HellRiders a 10 de Março de 2007 às 00:13

Desenhos animados a não perder. Vi todos e adorei. Aconselho vivamente.
1 abraço.
Luís Costa a 10 de Março de 2007 às 00:18

Video removed ... message.
Check your links.
GPC a 23 de Abril de 2007 às 11:43

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim