29
Mar 07
Deparei-me com um post interessante no blog Câmara Obscura. É um post que está indirectamente ligado ao cinema. A CGSociety fez um concurso que consistia em "construir" um trailer apenas com CGI (Computer generated Imagery), baseado no livro Eon de Greg Bear. Confesso que desconhecia o livro, mas vi os vídeos concorrentes e fiquei encantado.



Os efeitos CGI têm vindo a evoluir com o passar dos anos e os filmes de ficção científica são os principais impulsionadores desta técnica. Muita gente acredita que o futuro do cinema passa inevitavelmente pelos CGI e é cada vez mais comum ver este tipo de cena integrada nos filmes. O filme 300 é um bom exemplo disso mesmo, apesar das personagens ainda serem humanas, os cenários são quase todos criados por computador.
Na minha opinião, seria mau se todos os filmes recorressem somente a este tipo de técnica, mas acho interessante o seu uso em certas circunstâncias.

Voltando ao tema que originou este post, os vídeos vencedores estão bastante interessantes e podem ser vistos aqui, sendo este o vendedor.

publicado por Luís Costa às 01:00
tags: ,

comentário:
O CGI é um ponto cada vez mais importante na 7ªarte, afinal, reside na representação de cenários, que não poderiam ser filmados sem a ajuda desta tecnologia, ou seja, é a grande Magia do Cinema: representar coisas humanamente impossíveis.

Mas espero não vermos chegar o dia em que apenas existe uma pessoa sentada a um computador para fazer um filme... :P
RJ a 29 de Março de 2007 às 20:15

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim