11
Jun 07
   Ano: 2004
   Duração: 105 min
   País: Portugal
   Língua: Português / Mandarim / Romeno / Russo /   
                Ucraniano
   Género: Documentário
   Realização: Sérgio Trefaut
  
  
  
  


  Imdb: 7.2/10 (64 votos)





Acabei de ver Lisboetas na RTP 1 e estou sobejamente satisfeito com o que vi. Antes de falar no filme propriamente dito, gostaria de enaltecer o facto da televisão pública portuguesa exibir filmes como este regularmente e a horas que seja possível ao comum dos mortais  visualizar. Um filme deste tipo, se por ventura chegasse a passar nas televisões independentes, nunca seria exibido a horas decentes.

Lisboetas é um documentário sobre a imigração e os problemas vividos pelos imigrantes. É um filme que fez bastante sucesso no festival INDIELISBOA em 2004, tendo vencido o prémio para melhor filme português. A notoriedade alcançada neste festival fez com que eu tivesse conhecimento do filme e por isso andava para vê-lo há algum tempo. Estava algo expectante em relação ao filme e este correspondeu e até superou as minhas expectativas.

Este é sem dúvida o melhor documentário português que já vi (confesso que não vi muitos), não deixando muito a desejar a filmes internacionais deste género. O facto de não ter narrador faz com que esta seja uma experiência bastante absorvente e ao mesmo tempo contemplativa. A música desempenha assim um papel bastante importante pois largas partes do filme não têm nada para além de pessoas a viver o seu dia-a-dia. Com o decorrer do filme vamos cada vez mais nos embrenhando no mundo dos imigrantes, sentindo as suas dificuldades, vendo as suas diferenças e modos de vida.

Este é um filme triste, melancólico e de um realismo que por vezes chega a ser chocante. O excelente trabalho técnico por trás do filme é genial no sentido que exalta um mundo pelo qual caminhamos todos os dias mas nem sempre olhamos com olhos de ver. As injustiças, a falta de paciência, a exploração e dificuldades pelas quais estas pessoas passam são muitas vezes desumanas e de uma crueza inacreditável.


É assim um filme tocante, que tem o objectivo de abrir os olhos a quem o vê. Acredito que depois de visualizarem Lisboetas muitas pessoas fiquem com um nó na garganta e mudem um pouco a atitude preconceituosa que tem para com os imigrantes no nosso país. No final de contas, somos todos humanos e não nos podemos esquecer que também fomos (e ainda somos) um país de emigrantes.



publicado por Luís Costa às 02:14

2 comentários:
um documentário imbuido de um espírito humanista a toda a prova. belíssimo filme
luís a 17 de Junho de 2007 às 20:11

Um filme necessário, entre nós, para a sensibilização, para além disso (nem sempre acontece) também é uma boa peça de cinema.
Rui Resende a 19 de Junho de 2007 às 19:25

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores