22
Set 07
Le Voyage dans la lune (1902) e The Great Train Robbery (1903) são até agora os filmes mais antigos que vi. Datam ambos do inicio do século passado e são tidos como duas das primeiras obras-primas da história do cinema.

Le Voyage dans la lune é realizado por Georges Méliès, um ilusionista que se interessou pelo cinema depois de ver uma demonstração dos irmãos Lumière.
Esta curta-metragem é a primeira obra a adaptar (de forma bastante elementar, diga-se de passagem) um livro de Julio Verne ao cinema. É também considerado por muitos como o primeiro filme de ficção cientifica.

The Great Train Robbery foi realizado por Edwin S. Porter (outro pioneiro do cinema) e, para além de ser um dos primeiros filmes de um dos géneros mais populares no cinema Norte-americano (western), introduz um conjunto de inovações técnicas.

É óbvio que ambos os filmes estão completamente datados, mas é interessante ver o que se fazia naquela altura com tão poucos recursos, sendo que realizadores com estes criaram e usaram montes de técnicas (hoje básicas) nos seus filmes. Sendo assim, estes são dois filmes obrigatórios para quem ama o cinema e pretende viajar até ás origens da sua criação. Como tal, deixo aqui os dois filmes para quem estiver interessado em ver.

Le Voyage dans la lune

 

Nota: Como é óbvio os comentários que se ouvem ao longo do vídeo não fazem parte da versão original.

The Great Train Robbery



publicado por Luís Costa às 23:03

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim