02
Jun 06




Titulo português: Boa Noite, e Boa Sorte
Ano: 2005
Duração: 93 min
País: EUA
Língua: Inglês
Género: Drama
Realização: George Clooney

Intérpretes:
David Strathairn
George Clooney
Robert Downey Jr.
Jeff Daniels
Alex Borstein
 
Imdb: 7.9/10 (15,236votes)
RottenTomatoes: 94% Criticas possitivas


Sinopse:  Edward R. Murrow (David Strathairn), um pivot da CBS, e o seu produtor Fred W. Friendly (George Clooney) decidem tomar uma posição contra a "caça às bruxas" levada a cabo pelo senador McCarthy contra hipotéticos comunistas. A atitude de expor o senador exigiu grande coragem e ética jornalística da parte de Murrow e das pessoas que o apoiaram.

Criticas na Internet

Internacionais:

Nacionais:

Prós e Contras

Prós: Grande elenco e excelentes interpretações, principalmente a de David Strathairn. George Clooney faz um óptimo trabalho na realização, principalmente pela inserção de “footage” do senador McCarthy e na consequente escolha do preto e branco.-

Contras: A única coisa que posso apontar é o facto de o filme não nos brindar com mais factos sobre o “macarthismo”, mas não é propriamente uma critica negativa pois admito que se isso sucedesse tornaria o filme demasiado maçudo.

Comentário Final

Neste filme o documentário funde-se com o drama, originado uma obra onde são relatados factos com cerca de 50 anos que espantosamente continuam a ser actuais. Esse facto leva-nos a comparar o comunismo dos anos 50 e 60, com o terrorismo de agora, na medida em que ambos foram/são ameaças à sociedade mas também foram/são muitas vezes bodes expiatórios de interesses e politicas de pessoas poderosas.
Outro facto que acho valer a pena mencionar é que este filme deveria ser visto por todos os directores televisivos do nosso país, e nem só, pois mostra como a televisão, usada de forma correcta, pode ser um óptimo instrumento (como o próprio Murrow referiu) de educação, inspiração e alerta e mudança da opinião pública.

Quotes:

Edward R. Murrow: "We will not walk in fear of one another."


Nota: 

publicado por Luís Costa às 22:02

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores