22
Nov 08

Os Westerns contam-nos histórias que se desenrolam principalmente nos fins do século 19, nos estados de oeste dos Estados Unidos da América, no oeste do Canadá, México ou até na Austrália.

 

Desde que me lembro de existir que sempre tive um enorme fascínio por este género cinematográfico. Os "filmes de cowboys", como sempre lhes chamei, fizeram, desde cedo, parte do tipo de filmes que me faziam alugar um vhs ou ver um filme na tv.

 

Se for ao fundo da questão consigo descobrir a razão deste fascínio. Fui bastante influenciado por um tio meu, que devorava filmes de cowboys e que até possuía um baú cheio de livrinhos com histórias que se desenrolavam no oeste dos EUA. Depois foi só começar a ver filmes e ficar seduzido por este universo recheado de paisagens imensas e áridas e os seus anti-heróis, índios, bandidos, caçadores de prémios, xerifes, enfim pessoas que lutavam à sua maneira contra uma terra onde as leis (quer da natureza, quer do homem) eram muitas vezes adversas.

 

Dado este amor que possuo pelo género, é muito complicado fazer um top. Os filmes vistos são muitos e é complicado hierarquizar, até porque muitas vezes estamos a comparar filmes, que apesar de estarem inseridos no mesmo género, são muito diferentes. É difícil comparar westerns “normais” com os “Spaghetti Western”, westerns antigos com westerns contemporâneos. Assim, decidi dividir a lista em duas. Na primeira lista vão constar os melhores 5 filmes pré-anos 80, na segunda os melhores filmes pós-anos 80.

 

Pré-anos 80

 

1.      The Good, The Bad and The Ugly

Começo por dizer que qualquer um, dos três primeiros filmes, poderia estar em primeiro. São todos igualmente bons mas não estaria a ser sincero se não colocasse este em primeiro. O Bom, O Mau e o Vilão é o meu western de eleição e um dos meus filmes preferidos de sempre. A escolha pode ser óbvia mas é justo que o Blondie, o Tuco e o Angel Eyes ocupem o primeiro lugar do pódio.

 

2.      Once Upon a Time in West

Mais uma obra de Sergio Leone. É incrível como um realizador faz dois filmes, separados entre si por dois anos, e são ambas obras-primas do género. Aconteceu no Oeste é, em certos aspectos, superior a O Bom, O Mau e o Vilão, e só não figura na primeira posição pelo carinho que tenho pelo outro.

 

3.      The Treasure of the Sierra Madre

Só vi este filme este ano, muito por causa de There Will be Blood (este é um dos filmes que influenciou Paul T. Anderson). Já tinha ouvido falar muito bem dele e posso dizer que mesmo assim fiquei positivamente surpreendido. É um western atípico, e não tem a acção nem o estilo das minhas escolhas anteriores. É um filme bastante negro sobre a ganância e as suas consequências no homem.

 

4.      High Noon

Este é o filme mais curto da lista. Tem apenas 85 minutos, mas não é por isso que é menos sério. Com Gary Cooper no papel de um agente da lei que se vê completamente desapoiado pelos seus concidadãos na luta contra um grupo de malfeitores, este é um filme que critica de forma subtil a caça às bruxas levada a cabo pelo senador McCarthy e a forma como as pessoas não se apoiavam umas ás outras em Hollywood.

 

5.      Johnny Guitar

Tal como o filme anterior, Johnny Guitar também criticava o MacCarthismo. Mas é só isso que estes filmes têm em comum. Este é um western como nenhum outro. Desde a forma como foi filmado, às cores intensas até ao facto de a disputa que consome todo o filme ser entre duas mulheres. Um filme intenso que deve ser visto por qualquer fã do género.


Nota 1: Ainda me faltam ver muitas obras-primas do género como The Ox-Bow Incident, The Man Who Shot Liberty Valance, Rio Bravo, My Darling Clementine, entre muitos outros. Portanto é normal que esta lista sofra alterações.

 

Nota 2: Farei o Top 5 de filmes Pós-anos 80 noutro post.

 

publicado por Luís Costa às 23:43
tags: ,

5 comentários:
Tens toda a razão quanto a The Wild Bunch. É um western (e filme) genial, tal como outros de Pechinpah. Se fizesse um top 10 certamente constaria na lista.

Obrigado pela opinião.

Abraço.
Luís Costa a 1 de Dezembro de 2008 às 14:02

pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores